Mindfulness fortalece, Mindfulness empod
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Grupo de Meditação da Lumin'área
Mindfulness​

A meditação é uma prática milenar, mantida por diferentes tradições e que começou a ser difundida no ocidente com base nas pesquisas neurocientíficas e como um antídoto ao STRESS, ANSIEDADE e DEPRESSÃO por ser essencialmente um caminho para o autoconhecimento e para o reequilíbrio psicoemocional.


 

 

Por Que Mindfulness?

Nas últimas décadas a ciência moderna se interessou e pesquisou com afinco os efeitos da meditação e pôde validar o que as tradições sempre apontaram como benefícios da prática regular. Motivados pelas conclusões da neurociência, foi nos centros de pesquisa das maiores  universidades do mundo que a prática meditativa ganhou sua “versão” ocidental, e foi batizada como “Mindfulness”, ou “Atenção Plena”.
 

Sem qualquer cunho religioso, ela foca nos objetivos mais básicos do ato de meditar, ou seja: o exercício de manter a atenção totalmente focada no momento presente, adotando a consciência da sensorialidade como âncora para manter a atenção no “aqui-agora”.
 

Aqui adotamos “Mindfulness” porque acreditamos que é o jeito mais gentil, fácil e cuidadoso para começar a praticar. E praticamos com “Heartfulness” – atenção plena e conexão com o coração, integrando detalhes relevantes para potencializar todos os benefícios da prática. Sempre tomando o cuidado para preservar o respeito ao momento, à busca e às características individuais de cada um.
 

Cada prática conta com uma condução especializada, que facilita o processo de ganho de consciência, mesmo para quem nunca teve nenhum contato anterior com qualquer tipo de meditação.

Vale destacar que há inúmeras linhas e métodos de meditação. Por isso, a forma de meditar pode variar de acordo com o contexto em que é ensinada. No entanto, a introspecção e a respiração consciente costumam ser o ponto de convergência entre as muitas linhas existentes. Qual quer que seja a sua escolha, a prática “Mindfulness” será uma boa base.
 

Aos praticantes da Mindfulness, também recomendamos enfaticamente que essa prática seja associada a atividades físicas regulares (aeróbicos e alongamentos) no decorrer da sua semana.

Vem meditar com a gente!

Principais benefícios da prática regular:

Depoimentos:

ONDE ACONTECE

Online 
(Via Zoom)

QUANDO

Todas ás quartas-feiras,

19h30

Mindfulness fortalece;

Mindfulness empodera;

Mindfulness capacita.

Empresas que adotaram a prática de Mindfulness:

Os benefícios foram sentidos na redução dos níveis de stress, no aumento da produtividade e na qualidade do clima organizacional.

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1.

Reduz o estresse – literalmente. Uma pesquisa publicada na revista Health Psychology, resultante do Projeto Shamatha, mostra que mindfulness não está associada apenas a sensação de menor estresse, como também está ligada à diminuição dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

3.

Pode melhorar o aproveitamento escolar. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, Santa Barbara, demonstraram que estudantes universitários que foram treinados em mindfulness apresentam melhor desempenho na seção de raciocínio verbal nos exames (GRE), e também sentem melhorias em sua memória de trabalho. “Nossos resultados sugerem que o cultivo de mindfulness é uma técnica eficaz para melhorar a função cognitiva, com consequências de amplo alcance”.

5.

Pode ajudar as pessoas com artrite a lidar melhor com o estresse. Um estudo de 2011 na revista Annals of Rheumatic Disease mostra que, apesar de treinamento da mente não ser capaz de ajudar a diminuir a dor de pessoas com artrite reumatóide, pode ajudar a diminuir o estresse e a fadiga.

7.

Funciona como um “botão de volume sensorial” do cérebro. Já se perguntou por que a meditação pode fazer você se sentir mais focado? É porque ajuda o cérebro a ter um melhor controle sobre o processamento da dor e das emoções, especificamente por meio do controle de ritmos alfa corticais (que desempenham um papel sobre a quais sentidos físicos as nossas mentes estarão atentas), de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, traduzido aqui.

9.

Mesmo quando não estamos praticando formalmente, Mindfulness trás benefícios. Você não precisa estar meditando para que a prática possa beneficiar o processamento emocional do seu cérebro. Essa é a conclusão de um estudo publicado na revista Frontiers in Human Neuroscience, e traduzido aqui, mostrando que a resposta da amígdala cerebral ao estímulo emocional é alterada por meio da meditação, e este efeito ocorre mesmo quando uma pessoa não está ativamente meditando.

11.

Auxilia no trabalho de médicos (e provavelmente outros profissionais cuidadores). Médicos, prestem atenção: a meditação pode ajudá-los a cuidar melhor de seus pacientes. Pesquisa da Universidade de Rochester Medical Center mostra que os médicos treinados em mindfulness são menos críticos, mais auto-conscientes e melhores ouvintes na interação com os pacientes.

13.

Auxilia na redução do estresse associado ao câncer. Pesquisa do Jefferson-Myrna Brind Center of Integrative Medicine mostra que a meditação, juntamente com arte-terapia, pode diminuir com sucesso os sintomas de estresse entre mulheres com câncer de mama. Além disso, os exames de imagem mostram que a meditação está ligada a mudanças cerebrais relacionadas ao estresse, emoções e recompensa.

15.

Pode diminuir os seus gastos com saúde. Não só a sua saúde pode se beneficiar do treinamento de mindfulness, mas o seu bolso também. Pesquisa publicada no American Journal of Health Promotion mostra que a prática da Meditação Transcendental está relacionada com a redução dos custos médicos anuais, em comparação com pessoas que não praticam a técnica de meditação.

17.

Reduz o risco de depressão entre as mulheres grávidas. Uma em cada cinco mulheres grávidas irão sofrer de depressão, mas aqueles que têm um elevado risco de depressão podem se beneficiar da prática de ioga com intenção de mindfulness. “A pesquisa sobre o impacto da prática em mulheres grávidas é limitada, mas encorajadora”, diz o pesquisador Dr. Maria Muzik, MD, professor assistente de psiquiatria da Universidade de Michigan. “Este estudo constrói as bases para futuras pesquisas sobre como a prática pode levar a sentimentos positivos e de segurança em relação à gravidez.”

19.

Pode ajudar na perda de peso. De acordo com uma pesquisa realizada com psicólogos pela Consumer Reports e pela Associação Americana de Psicologia. O treinamento em mindfulness foi considerado uma estratégia “excelente” ou “boa” para perda de peso, por sete dos dez psicólogos envolvidos na pesquisa.

2.

Nos permite conhecer quem realmente somos. Mindfulness pode nos ajudar a enxergar além do aparente quando precisamos analisar a nós mesmos de forma realmente objetiva. Um estudo publicado na revista Psychological Science, mostra que mindfulness pode nos ajudar a observar os “pontos cegos” de nossa personalidade, relativizando nossas próprias falhas através da ampliação de percepção da realidade.

4.

Pode ajudar as tropas militares. O Marine Corps americano está em processo de avaliar como o treinamento de Mindfulness poderia melhorar o desempenho e a capacidade dos soldados em lidar com o estresse.

6.

Provoca mudanças no cérebro como forma de proteção. Pesquisadores da Universidade do Oregon descobriram que o treinamento em integração corpo-mente – que é uma técnica de meditação – pode resultar em mudanças no cérebro que são capazes de proteger contra a doença mental. A prática de meditação foi relacionada com conexões de sinalização aumentadas no cérebro bem como um aumento no tecido de proteção aumentada (mielina) em torno dos axônios na região cingulada anterior do cérebro.

8.

Faz a música soar melhor. A meditação melhora nosso engajamento focado na música, ajudando-nos a realmente apreciar e experimentar o que estamos ouvindo, de acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music.

10.

Aumento da consciência corporal, do auto-conhecimento, da regulação da emoção e da regulação da atenção. os benefícios de mindfulness com relação à saúde podem ser resumido a estes quatro elementos, de acordo com um estudo (publicado na Perspectives on Psychological Science.

12.

Faz de você uma pessoa melhor. Os benefícios da meditação para quem a pratica são maravilhosos. Mas também pode beneficiar as pessoas com quem interagimos, tornando-nos mais compassivos, de acordo com um estudo publicado na revista Psychological Science. Pesquisadores das Univerdidades Northeastern e Harvard demonstraram que a meditação está relacionada com um comportamento mais virtuoso.

14.

Pode ajudar os idosos a se sentirem menos solitários. A solidão entre os idosos pode ser perigosa, na medida em que sabidamente eleva os riscos relacionados a uma série de doenças. Mas, pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, descobriram que mindfulness ajudou a diminuir esses sentimentos de solidão entre os idosos, e aumentar a sua saúde, e reduzindo a expressão de genes relacionados com marcadores inflamatórios.

16.

Pode nos ajudar a combater gripes de inverno. A meditação mindfulness e exercícios podem diminuir os efeitos desagradáveis ​​de resfriados. Pesquisadores da Universidade de Wisconsin constataram que as pessoas que se envolvem nessas práticas perdem menos dias de trabalho por conta de infecções respiratórias agudas, e também sentem redução na duração e na gravidade dos sintomas.

18.

Também reduz o risco de depressão entre os adolescentes. A prática de mindfulness ensinada a adolescentes, por meio de programas escolares, pode ajudá-los a sentir menos estresse, ansiedade e depressão, segundo um estudo da Universidade de Leuven.

20.

Ajuda você a dormir melhor. Um estudo da Universidade de Utah demonstrou que o treinamento em mindfulness, pode não só nos ajudar a controlar melhor nossas emoções, como também pode nos ajudar a dormir melhor. “As pessoas que relataram níveis mais elevados de mindfulness dizem ter melhor controle sobre suas emoções e comportamentos durante o dia. Além disso, níveis maiores de atenção foram associados com menor ativação na hora de dormir, o que pode trazer benefícios para a qualidade do sono e para a capacidade de manejar o estresse”, disse o pesquisador Holly Rau.

20 razões para praticar Mindfulness

Huffington Post

LUMIN'ÁREA | Lab de Consciência e Desenvolvimento Humano.

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Mar calmo

“Apenas em águas tranquilas as coisas se refletem sem distorção. Apenas em uma mente tranquila está a percepção adequada do mundo.”

Hans Margolius

Sobre a facilitadora:

Tenho dedicado minha vida aos estudos da consciência humana, e ajudo as pessoas a encontrarem na Autoconsciência, seu propósito, sua liberdade e sua força interior.

Foi com o desejo vivo de compartilhar esse caminho, de contribuir promovendo a oportunidade de trocas de conhecimentos essenciais que fundei a Lumin’área_ Lab de Consciência e Desenvolvimento Humano.

 

Valorizando a simplicidade e uma abordagem integrativa (corpo, mente, emoções), fomos os primeiros a introduzir a proposta MINDFULNESS _ EXERCÍCIO DA ATENÇÃO PLENA, em workshops, grupos abertos e fechados para empresas e comunidade na cidade de Londrina, Paraná. Iniciamos com um trabalho “semente” em julho de 2016, e não paramos mais.

Resumo acadêmico
 

  • Filosofia, PUC- SP (1986)

  • Graduação em Design pelo Instituto Mackenzie – SP (1990).

  • Pós-graduação com especializações em Marketing e Branding /Conceituação e Posicionamento de Marcas (UEL/ USP, FGV - SP e UCLA - Los Angeles, EUA – 1996-2000).

  • Coaching pelo Integrated Coaching Institute – ICI EUA/ BR (2013)

  • Metafísica pelo Instituto VISION IN ACTION – NY/EUA(2009-2012)

  • Body Talk, SP (2010)

  • Swastya Yoga (2004)

  • Psicossíntese, SP (2017)

  • Psicanálise, PPL (cursando)

  • As Leis Biológicas – Dr. Hammer (2018, 2019)

  • Innovação, Innovation Masters (2020)

  • Mentoria, Amad Buccar (2019)

  • Comunicação Não Violenta, Uniluz (2015-2017)

  • Inúmeros retiros e Programas sobre Autoconsciência.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Preciso ficar sentado na posição de lótus para meditar?

Não. A rigor, você pode praticar Mindfulness em qualquer posição ou contexto, basta estar exercitando a atenção plena ao momento presente. Normalmente, a  prática formal é feita com o corpo sentado sobre a cadeira, a poltrona ou o sofá, com os ísquios bem apoiados. Mas também pode ser feita em pé, sentado, ou mesmo deitado. A postura deitada não é muito utilizada porque facilita os estados de sonolência. A prática informal pode (e deve) ser integrada a qualquer atividade. Inclusive, o praticante é estimulado a levar a meditação para o seu cotidiano, respirando conscientemente e executando suas atividades em estado de atenção plena!

2. Quem pode praticar?

Toda pessoa que esteja procurando um processo simples e seguro de autoconhecimento e, por consequência, de desenvolvimento pessoal. Além disso, ela é também muito recomendada por profissionais da saúde como um apoio importante na redução dos níveis de stress, de ansiedade, e transformação de estados depressivos. Recomendamos e enfatizamos a importância de combinar Mindfulness com atividades físicas regulares (aeróbica e alongamento) para potencializar os benefícios da atenção plena.

3. Sou uma pessoa ansiosa demais, não consigo ficar quieta. Como essa meditação vai me ajudar?

A mente ansiosa está sempre acelerada, “tagarela” e pré-ocupada. Uma mente agitada também agita diretamente o corpo, e cria muita tensão interna. O exercício Mindfulness ajudará você a desenvolver a capacidade de manter-se conectado ao momento presente, e desenvolver condições internas mais adequadas para lidar com a vida (em todos os seus aspectos), momento a momento. Isso não quer dizer que você reduzirá sua capacidade de pensar sobre o futuro, ou resgatar memórias passadas. Não, ao contrário! Trará maior clareza mental e estabilidade emocional, tornando você mais livre de memórias dolorosas e capaz de evitar perder energia com expectativas irreais e ‘projeções’ desnecessárias – coisas que só trazem medo, inseguranças e frustrações.

4. Por que uma hora de prática?

Estudos revelam que o exercício da quietude em “atenção plena”, quando combinado a outras atividades (como alongamento e técnicas de respiração) os resultados são potencializados em diversos níveis. O praticante pode desfrutar de uma gama muito maior de benefícios tangíveis, por exemplo, na reconexão com o próprio corpo, no autoconhecimento, na qualidade do sono, na redução dos níveis de stress e de ansiedade. Uma hora de prática, na Lumin’área, é um tempo tão prazeroso que você nem sente passar!!

5. A meditação Mindfulness tem ligação com alguma religião?

O exercício dessa prática na Lumin’área não tem vínculo com nenhuma tradição religiosa. Mindfulness é uma abordagem cuidadosa da prática meditativa, que foi sistematizada e validada por neurocientistas e pesquisadores mundialmente respeitados na área da saúde. Qualquer pessoa – independentemente da fé que segue – pode praticar sem medo. E é reconhecida como a forma mais gentil e segura de aquietar a mente e tranquilizar o coração.

6. O que é necessário para praticar?

Para iniciar, basicamente, você só precisa do desejo de se aquietar e de autoconhecer-se. No início, estar num lugar reservado e quieto, com a condução de uma pessoa experiente e o apoio de um grupo – tudo isso irá ajudar você a se manter focado, e ainda pode tornar a prática bem mais prazerosa.

7. Posso fazer uma prática experimental?

Sim, você é nosso convidado(a) a vivenciar uma sessão de Mindfulness, sem compromisso com a continuidade no grupo. Caso aprecie sua experiência conosco e queira se juntar a nós, você será muito bem-vindo, bem-vinda!!!